Em Bruto: Relações Comoventes ocupa a grande sala de exposições da Fundação Cerezales Antonino e Cinia (FCAYC), em Cerezales del Condado, uma cidade a pouco quilómetros de Leão (León), no noroeste de Espanha.
Na sua maioria produzida especificamente para este espaço expositivo da Fundação Cerezales Antonino e Cinia, uma fundação privada espanhola (este novo centro de arte abriu em 2017), Em Bruto: Relações Comoventes apresenta uma grande instalação de Fragateiro intitulada, “Estaleiro”, composta de cavaletes, vigas, escadas, e frases que guiam o visitante pelo “local de trabalho”; uma versão dos seus conhecidos Materials Lab; e algumas obras novas, como Matéria Consciente (2022), composta por pedras de talco e livros cortados (obras importantes para os estudos de género: Doing Gender in Media, Art and Culture de Rosemarie Buikema e Iris van der Tuin, e Touching Feeling de Eve Kosofsky Sedgwick), ou a obra Building Block (Carla Lonzi), também de 2022, que faz referência à critica de arte italiana Carla Lonzi, fundadora do grupo Rivolta Femminile, composta pelo livro de Lonzi, Self-Portrait e por pedra verde de Viana.
Por entre este ambiente de estaleiro feito de estruturas em pinho nórdico, Fragateiro continua o percurso da sua obra, trabalhando definições de arquitetura, instalação, e escultura. Ao mesmo tempo, a artista vai escondendo ou expondo abertamente as pistas do seu (nosso) mundo contemporâneo, e as possíveis ligações, ativações ou ativismos que fazem a densidade do arquivo dos nossos dias. A título de exemplo, são feitas referências a Nina Simone, Angela Davis, Eileen Gray, Lina Bo Bardi, ou à revista de arquitetura Casabella. A mente deste estaleiro é fértil e está em constante mutação, ao visitante dá-se a liberdade de fazer o seu caminho por entre as pistas apresentadas. Está tudo em aberto.
Nas palavras do curador, Alfredo Puente: “a primeira vez que vi as caixas abertas do Laboratório de Materiais, o arquipélago de imagens, frases, e materiais expostos à luz por Fernanda Fragateiro como a poética do seu campo de investigação, tive uma intensa “sensação de paisagem” – uma narrativa visual no contexto de uma espécie de sistema de informação geográfico (e biográfico)”. Em Bruto: Relações Comoventes de Fernanda Fragateiro fica em exposição até 4 de Dezembro de 2022.