A instalação the homemaker and her domain faz parte da trienal, cujo tema deste ano, Still Alive, presta homenagem ao artista On Kawara, natural de Aichi.
O local escolhido para a instalação de Leonor Antunes, é o Sumi Memorial Hall o único exemplar da arquitectura modernista de Kenzõ Tange, vencedor do Pritzker em 1987 na prefeitura de Aichi, no Japão. Um local apropriado já que a artista tantas vezes se dedica a estudar e evocar na sua obra o trabalho de outras autoras e autores, designers e arquitectas, que foram forças motrizes do Modernismo.
A instalação the homemaker and her domain, foi apresentada pela primeira vez no Festival de Outono, em Paris, em 2021, ocupando a capela da Escola de Belas Artes da capital francesa e a Maison André Bloc de Meudon. Na Trienal de Aichi é apresentada esta versão completa da instalação, e ao mesmo tempo na galeria Taka Ishii, em Tokyo (a partir de 6 de agosto) é mostrada the homemaker and her domain, IV, com peças novas e outras recentes, pertencentes à mesma série.
O centro do trabalho são as deslocações de Yamawaki e Perriand entre a Europa e a Ásia, e subsequentes influências no trabalho destas autoras, assim como o paralelismo com o presente e a própria relação de Antunes com o Japão, uma clara influência e interesse.
As peças que compõem esta instalação surgem de uma pesquisa sobre duas designers e dois momentos precisos das suas carreiras: o período em que a japonesa Michiko Yamawaki esteve na escola Bauhaus (entre 1930 e 1932, uma das quatro alunas japonesas da escola alemã) em Dessau, e os dois períodos em que a francesa Charlotte Perriand passou no Japão (1940-1942 e 1953-1955). O centro do trabalho são as deslocações de Yamawaki e Perriand entre a Europa e a Ásia, e subsequentes influências no trabalho destas autoras, assim como o paralelismo com o presente e a própria relação de Antunes com o Japão, uma clara influência e interesse.
A Trienal de Aichi, sob o tema Still Alive, que faz referência ao conceptual On Kawara e à sua série dos anos 1970, I Am Still Alive, em que o artista enviava telegramas a dúzias de pessoas do mundo da arte essa simples declaração, como noutra sua peça, em que enviava por correio um postal com a frase I Got Up, seguido das horas precisas em que tinha acordado nesse dia. O primeiro, I Am Still Alive, foi enviado ao casal de colecionadores Dorothy e Herbert Vogel. Para além do trabalho de Leonor Antunes, a Trienal de Aichi recebe obras de artistas como Kader Attia, Marcel Broodthaers, John Cage, Kate Cooper, Theaster Gates, Claudia Del Río, Anne Imhof, entre outras.
A Trienal de Aichi permanece aberta até 10 de outubro, e the homemaker and her domain, IV na Taka Ishii Gallery, fica até 3 de setembro.