A time for every cloud
06.07.2022, Notícia

A segunda exposição individual de Lea Managil ocupa a cave da galeria Balcony.

Na verdade, ocupa também o rés-do-chão (o andar de entrada) mas a maioria das obras estão na cave, propositadamente, daí o lede. We’ll feed the dream for as long as we can é a segunda exposição individual de Lean Managil, a primeira num espaço comercial.

A artista parece falar do tempo negro, da melancolia sentada em cadeiras de plástico, e de possíveis soluções de sobrevivência.

We’ll feed the dream… pede ao espectador que desça as escadas e entre numa viagem cheia de paisagens oníricas, feitas de nuvens que vertem água, e cadeiras de plástico com funções que parecem humanas. Aqui, a vida mete água frequentemente e temos de arranjar soluções que podem envolver toalhas, alguidares, maquinetas ou pequenos tubos. Todas as soluções estão “à vista”. A artista parece falar do tempo negro, da melancolia sentada em cadeiras de plástico, e de possíveis soluções de sobrevivência.

Existe muita água nestas instalações, como também em Spleen que a artista fez em fevereiro de 2022 para o projeto O Armário, na Calçada da Estrela. O armário de Managil guardava precipitação, ou seja, chuva, aquela que vem das nuvens só que bem fechada dentro de um armário. Existe também na sala um chapéu de chuva de dimensões desproporcionadas, para proteger o público da chuva? No primeiro andar de We’ll feed the dream… vemos um bordado onde podemos ler: “To everything there is a season/ A time for every cloud under heaven”. Fazendo lembrar Turn, Turn, Turn (To Everything There Is A Season) dos The Birds.

A primeira exposição individual de Lea Managil chamava-se Breathable Objects e ocupou o espaço Las Palmas, em 2018. We’ll feed the dream for as long as we can está na Balcony até 10 de Setembro (atenção que a galeria deve fechar em Agosto). Ana Cristina Cachola escreveu o texto para a exposição, disponível aqui.

 

Susana Pomba